As freiras leem mais que os padres

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

27 Julho 2015

O diretor da Libreria Editrice Vaticana (LEV), padre Giuseppe Costa, disse ao jornal L'Osservatore Romano, que "as freiras leem mais do que os sacerdotes". Um fenômeno que também se vê na sociedade secular e que, portanto, é refletido no mundo religioso: as mulheres leem mais que os homens.

A reportagem foi publicada pelo jornal L'Osservatore Romano e republicada no sítio Zenit.org, 22-07-2015.

Segundo as estatísticas, as vendas de livros diminuíram e as livrarias são menos frequentadas. De fato, disse o Pe. Costa, “no passado as livrarias eram mais frequentadas por religiosos e religiosas. Mas hoje em dia, temos que fazer as contas com os efeitos colaterais do empobrecimento da classe média, que, até mesmo, afeta muito a cultura”.

"As religiosas – recorda o sacerdote Salesiano – são as primeiras a adquirir os documentos publicados pelos entes do Vaticano, um fato que vale especialmente para aquelas que trabalham nas paróquias e que estão em contato direto com os problemas da família e da sociedade”.

"Os sacerdotes, por sua vez, com as devidas exceções, parecem frequentar com menos regularidade as livrarias. Os maiores fluxos são registrados com as grandes festas litúrgicas”.

"É claro – acrescenta o diretor da LEV – que as suas receitas são escassas. Portanto, torna-se necessário realizar um projeto cultural mais amplo para fomentar mais a leitura”.

No que respeita às questões e livros mais vendidos, "os religiosos e religiosas procuram os textos de meditação cristã relativos à lectio divina, que ajudam a aprofundar o diálogo com Deus".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As freiras leem mais que os padres - Instituto Humanitas Unisinos - IHU