Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia)

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa doa aos pobres um prédio de luxo a poucos passos de São Pedro

    LER MAIS
  • Arautos do Evangelho. Vaticano retoma a intervenção

    LER MAIS
  • Papa aprovará padres casados na Amazônia, afirma teólogo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

01 Junho 2015

Três temas são destaque na revista IHU On-Line desta semana.

As eleições municipais espanholas realizadas na semana passada com a vitória de Barcelona e Madrid por parte de movimentos que emergiram das grandes manifestações de 2011, conhecidas com 15-M e o desafio da busca de institucionalidades de novo tipo é um dos temas desta edição. Rudá Ricci, sociólogo, e Bruno Cava, da rede Universidade Nômade e coeditor das revistas Lugar Comum e Global Brasil, contribuem no debate. Para mais informações e análises das eleições espanholas confira as Notícias do Dia publicadas na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia)” é o título do artigo de Castor Bartolomé Ruiz, professor e pesquisador do PPG Filosofia da Unisinos. “O que está em questão – escreve - é a possibilidade de criar a própria vida de modo crítico e com poder de si (enkrateia), resistindo à tendência hegemônica de corrosão da capacidade de autonomia efetiva”. E o pesquisador destaca duas questões: “: a) Quais são os critérios para definir qual é a melhor forma de vida?; b) Qual a importância do Outro numa ética que visa criar uma forma de vida própria?” O artigo aqui publicado é o segundo da série “A filosofia como forma de vida”. O primeiro pode ser conferido aqui.

Os 50 anos do Concílio Vaticano II foi celebrado com a realização do II Colóquio Internacional IHU. Três reportagens realizadas com Massimo Faggioli, da University of St. Thomas, de Minnesota, EUA, com Gilles Routhier, da Universidade de Laval, Canadá, com John O’Malley, da Georgetown University, EUA e os depoimentos de participantes do evento abordam alguns aspectos do evento realizado nos dias 19 a 21 de maio, na Unisinos. Duas entrevistas, respectivamente, com Olga Consuelo Velez, professora da Universidade Javeriana, Bogotá, e com Pablo Bonavía, teólogo uruguaio, completam o informe.

A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (Século XVI)” é a obra que será lançada no dia 02 de junho, na Unisinos, com a presença do seu autor, Pedro Calafate, co-coordenador da edição das Obras Completas do Padre António Vieira (Círculo de Leitores, Lisboa, 2013), em 30 volumes. Uma entrevista com o professor da Universidade de Lisboa pode ser lida nesta edição.

Uma relação obscura. Política, ciência e economia no universo jesuíta” é o tema da entrevista com Ugo Baldini, professor da Università degli Studi di Padova e da Faculdade di Lettere dell’Università di Chieti, Itália.

A revista IHU On-Line estará disponível na segunda-feira, a partir das 17h, nesta página, nas versões html, pdf e ‘versão para folhear’.

A edição impressa circulará na terça-feira, no campus da Unisinos, a partir das 8h.

A todas e a todos uma boa leitura e uma ótima semana!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia) - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV