Era do Homem começou em 1601, diz estudo

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • O fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt e a investigação do ex-Santo Ofício

    LER MAIS
  • Posicionamento do Movimento Schoenstatt frente às acusações de abuso do seu fundador

    LER MAIS
  • Por que o capitalismo pode sonhar e a esquerda não?

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


13 Março 2015

O impacto do homem sobre a Terra começou a ser mais profundo a partir de 1610, sugere um novo estudo publicado, nesta quarta-feira, na revista científica “Nature”. O período geológico conhecido como Antropoceno, ou “Era do Homem”, substituindo a Era do Gelo, seria demarcado, de acordo com a pesquisa, pela queda acentuada de dióxido de carbono da atmosfera e pelo intercâmbio de espécies animais e vegetais pelo globo, o que foi motivado, um século antes, pelo início das grandes navegações.

Épocas anteriores começam e terminam devido a fatores que incluem quedas de meteoros, erupções vulcânicas prolongadas e o deslocamento de continentes. Ações humanas estão mudando o planeta, mas ainda existe um debate sobre quando o impacto humano na natureza foi realmente capaz de levar a Terra a uma nova época que durará milhões de anos.

A reportagem é de Flávia Milhorance , publicada pelo jornal O Globo11-03-2015.

Portanto, não é o primeiro estudo que tenta definir o início do Antropoceno. Aluns apontam a época da Revolução Industrial, quando o meio ambiente foi afetado irreversivelmente pelo aumento de gases poluentes na atmosfera e, consequentemente, do aquecimento global. E há cerca de um mês um estudo publicado na revista “Science” aponta o ano de 1950, quando os pesquisadores acreditam que as mudanças do meio ambiente se tornaram mais intensas.

Professor do Departamento de Geografia, Simon Lewis, autor principal do estudo publicado na revista “Nature”, admite que o início do Antropoceno é uma questão controversa, e diz que a definição de um novo período geológico deve seguir dois critérios principais. Mudanças prolongadas na Terra precisam ser documentadas, e cientistas devem localizar e datar essas mudanças através de análise de materiais, tais como rochas e sedimentos. Esse marcador é, por exemplo, a assinatura química deixada pelo meteoro que levou à extinção dos dinossauros.

— Está claro que a atividade humana está causando muitas mudanças na Terra, já que mudamos a composição química da atmosfera, causamos mudanças climáticas, transformamos boa parte da superfície terrestres pela agricultura, poluímos oceanos com plástico, produzimos produtos que levam muito tempo para se deteriorar, e a lista continua... — exemplifica Lewis.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Era do Homem começou em 1601, diz estudo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV