Ampliada nacional das CEBs define tema do 14º Intereclesial

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Bartomeu Melià: jesuíta e antropólogo evangelizado pelos guarani (1932-2019)

    LER MAIS
  • Do samba ao funk, o Brasil que reprime manifestações culturais de origem negra e periférica

    LER MAIS
  • ASA 20 Anos: Água potável é vida e bênção para a infância do Semiárido

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

03 Fevereiro 2015

Representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram, entre os dias 21 e 25 de janeiro, da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), em Londrina (PR). O primeiro encontro do ano definiu o tema para o 14º Encontro Intereclesial, que acontecerá em 2016, na cidade do norte paranaense.

A reportagem foi publicada pelo Boletim da CNBB, 29-01-2015.

CEBs e os desafios no mundo urbano” será o tema do 14º Intereclesial das CEBs e o lema recorda o livro do Êxodo. “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7). Em carta divulgada ao final do encontro, os participantes destacam a missão diante da realidade urbana. “Diante da complexidade do mundo urbano, as Comunidades Eclesiais de Base têm a missão de aprofundar a reflexão sobre as contradições da modernidade e apresentar caminhos de superação”, afirma o texto.

Com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial das CEBs, dom Giovane Pereira de Melo; do bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), dom Manoel João Francisco; e do arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, os participantes buscaram “fortalecer a unidade na diversidade de dons e serviços”, a partir da realidade local.

Na pauta do encontro estava o papel da Ampliada Nacional na dinamização da caminhada das CEBs no Brasil, aprofundamentos de eixos temáticos do próximo intereclesial, coleta de sugestões para elaboração do cartaz do evento e conhecimentos de locais na cidade onde seja possível realizar as atividades em 2018.

O livro “CEBs: Raízes e frutos ontem e hoje” foi lançado durante a ampliada. A publicação organizada pelos padres Benedito Ferraro e Nelito Dornelas é resultado de reflexões que surgiram após a realização do 13º Intereclesial das CEBs, ocorrido em 2014, na cidade de Juazeiro do Norte (CE).

Outros temas tratados na ocasião foram a retomada do projeto “Memória e Caminhada”, que em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) pretende arquivar e disponibilizar para pesquisa conteúdos sobre a atuação das CEBs no Brasil; esclarecimentos sobre a iniciativa da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; além de encaminhamentos para a próxima reunião ampliada.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ampliada nacional das CEBs define tema do 14º Intereclesial - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV